O blog do Galdino (infosucata) está fazendo uma campanha contra as empresas varejistas que incentivam os consumidores a comprar computadores mais baratos com linux apenas pelo preço pra depois apenas trocar pelo windows xp/vista chegando em casa, vai ai o post do cara:

Formate o linux mas não instale o windows!

 

“É claro que você entrou aqui procurando uma forma de retirar o linux do seu pc não foi? Calma, calma não saia da página… lhe convido a ler o texto e você poderá perceber que realmente seja necessário formatar seu HD mas não para instalar o Windows! Não há o que temer!

É fácil percerber navegando pelos fórums especialisados na internet que é cada vez mais frequente aqui no brasil aquelas pessoas que compram computadores de mesa ou notebooks com sistema operacional Linux (GNU/Linux) instalado de fábrica.

Esta comprovação seria o suficiente para deixar os membros de qualquer comunidade de usuários Linux felizes. Contudo não é de fato isso que acontece na prática. Mas porque então há um certo pesar nos Linuxers Brazucas?

Paradoxalmente o sucesso do computador para todos com linux, permitam-me o anglicismo, “inside” é diretamente proporcional ao número de usuários que compram este tipo de computador apenas para aproveitar do menor preço, fato consequente da redução com os custos relacionados ao sistema proprietario. Assim, o computador ao recém chegar da loja é formatado e na sequência instalado o Windows XP ou Vista. Óbviamente que não é de se duvidar que grande proporção destes computadores são munidos de uma cópia ilegal do sistema citado.

São diversos os fatores que levam um usuário a adotar este procedimento. Primeiro acredito que por uma aversão preconceituosa e ignorante a respeito sistemas Linux por parte de muitas pessoas que fazem uso de PC’s. Se você é esse tipo de usuário atenção: Os sistemas GNU/Linux evoluiram muito e têm grandes vantagens sobre o Windows, óbviamente que nada é perfeito e há alguns atributos que são, por enquanto, melhores neste último (mas garanto que as vantagens dos Linuxes superam as desvantagens). Portanto o argumento de que Linux é coisa de geek, hacker etc já está for a de moda! Tente usar o PCLinuxOS, Mandriva, Ubuntu é altamente notável que qualquer usuário mediano de PC consegue instalar e utilizar estes sistemas sem nenhum maior obstáculo e sem perda na produtividade. Segundo, a qualidade das distribuições que vem instaladas nestes PC’s. Grande parte das empresas desenvolvem a sua distribuição como é o caso, por exemplo, da Itautec com o Librix e da CCE com o Satux. Contudo, estas distribuições são geralmente distribuições que deixam a desejar e pior, caso você necessite de ajuda não existem fórums das respectivas comunidades pois estas comunidades de fato não existem!

Por isso inicio aqui minha campanha: Formate o linux mas não instale o windows!. Troque seu linux por um LINUX e seja feliz! Substitua a sua distro de fábrica por uma distro de “tradição” (Fedora, Ubuntu, Mandriva,OpenSuse, dentre outras)! Faça a experiência por dois meses usando um verdadeiro GNU/LINUX e duvido que irá querer utilizar o windows como você fazia antes. GNU/LINUX é legal ;-)!

Portanto, ao escolher uma distribuição (caso queira podemos lhe ajudar nesta escolha é só solicitar pelos comentários e voltar para ver a resposta) lembre-se de que ela tem uma comunidade de usuários que se ajudam mutuamente nos respectivos fórums e lá você certamente será ajudado caso tenha alguma dificuldade é só entrar criar um nome de usuário postar a dúvida e aguardar pela ajuda!

PS: É claro que espero que muitos zombem e façam chacotas de meu texto enquanto instalam em seus PC’s o WindowsXP ou Windows ME II mais conhecido como Vista. Mas deixa pra lá, isso na verdade é parecido com menino que nunca comeu um prato e diz que o detesta!).”